Press

ContextNet, do LAC/PUC-Rio, recebe prêmio da Qualcomm
By : LAC Posted On : November 23, 2017

[Originally published on November 23, 2017 via LinkedIn]
Ontem fui convidado para a cerimônia de premiação do 1º Prêmio Tecnologias de Impacto, uma iniciativa inédita da Qualcomm Brasil, com apoio do CNPq, INPI, CNI, SESI, Sebrapi e IEL.

Concorreram 200 projetos para a Internet das Coisas (de start-ups, universidades, grupos de pesquisa, inventores autônomos etc. de todo o Brasil), mas apenas 10 foram premiados como sendo tecnologias de impacto em IoT. Dentre eles, o middleware ContextNet, desenvolvido no Laboratory for Advanced Collaboration (LAC) da PUC-Rio.

Isso naturalmente me deixou muito feliz, pois coroa 5 anos de pesquisa e (muito) desenvolvimento desse nosso software que vem ganhando popularidade ultimamente. De fato, é um prêmio para todo o laboratório LAC e todas as “gerações” de meus orientados, que desde 2011 contribuíram – e continuam contribuindo – para a evolução e aprimoramento do ContextNet. Meu reconhecimento e meu muito obrigado a todos eles!

Aliás, o ContextNet foi o único projeto do Rio de Janeiro, o único projeto genuinamente acadêmico e o único middleware a ganhar o prêmio. Todos os demais projetos eram bem específicos, apresentando apps e dispositivos inteligentes para e-health, energia, Óleo & Gás, agricultura de precisão, e cidades inteligentes. Sendo um middleware, o ContextNet difere desses por ser geral, configurável, adaptável, escalável, e independente de aplicação específica e de dispositivo inteligente utilizado.

No evento, estavam presentes o Vice-Presidente da Qualcomm, Rafael Steinhauser, e representantes do CNPq, INPI, CNI, SESI, IEL, e outros. Na abertura do evento, Rafael Steinhauser fez uma apresentação muito interessante e inspiradora sobre como a Qualcomm vê no Brasil um grande potencial de inventores e desenvolvedores de soluções para IoT. Espero que essa excelente incitava da Qualcomm se repita nos próximos anos, e que tenhamos cada vez mais participantes, assim como excelentes projetos premiados.

 


 

ComputerWorld: Plataforma criada na PUC-Rio usa smartphone como ‘centro de controle’ de sensores IoT

Plataforma de comunicação “mobile-cloud” conecta sensores e atuadores presentes em smart objects e permite o processamento de dados e a gestão desses objetos na nuvem

https://computerworld.com.br/2016/12/21/plataforma-criada-na-puc-rio-usa-smartphone-como-centro-de-controle-de-sensores-iot/